Saiba mais sobre seu piso e encontre o produto ideal.

Granitinas / Granilites

A granitina ou granilite (o nome muda conforme a região) é um material composto derramado no local (quando fundida) ou pré-moldado (quando fabricada), que é usado como pavimento ou revestimento de parede.
Consiste em uma composição de cimento, granilhas – pedras pequenas que podem ser de difersos tipos – e aditivos.
Toda granitina fundida, após curada, é polida com máquinas e abrasivos apropriados, visando o alisamento de sua textura e a uniformização de sua aparência. Nem toda granitina fabricada é lixada após sua colocação, mas a maioria é.
Hoje em dia existem granitinas fabricadas que são comercializadas com acabamento lustrado, igual ao de um mármore. Essas, afora mediante alguma situação especial (necessidade de nivelamento, por exemplo), não serão lixadas.

É um material usado há séculos. Inventado pelos venezianos, reveste grande parte das construções da antiga Europa.

MINHA GRANITINA É FUNDIDA (feita no local):

Se seu revestimento é antigo, é certo que já foi tratado com algum tipo de cera ou resina. É certo. – Pisos deste tipo são entregues lixados até o grão 120, 180 ou 220, normalmente. Com o acabamento final ficam foscos e aderentes e, por isso, após o lixamento, são tratados para que não sujem e brilhem.
Desta forma, a primeira medida a ser tomada é a remoção do produto originalmente aplicado. Muitas sujeiras e manchas já serão retiradas com este procedimento, que é realizado com os seguintes produtos:

1) Para remover ceras: Removedor LP, Limpeza Pesada LP.
2) Para remover resinas ou vernizes: Pek Ultra Removedor (também remove ceras).

Após a remoção, avalie a situação do piso. Em caso de manchamentos consulte aqui , se o piso apresentar alguma sujidade, limpe-o novamente com Limpeza Pesada LP.
Com o piso limpo e seco, seguimos para a proteção e embelezamento.

Toda granitina, independente de seu tipo, pode ser tratada artificialmente (com películas) ou naturalmente (com polimento, como o dos mármores). Os tratamentos artificiais podem ser realizados por qualquer profissional ou pessoa com mínimas habilidades. Os tratamentos naturais só poderão ser realizados por empresas com técnicas apuradas e máquinas apropriadas.

Tratamentos artificiais:

1) Aplicação de uma ou duas demãos de PSC Base e quatro ou mais demãos de PSC Acabamento.
Obs.: Também podem ser utilizados PSC Resina e Cera Especial LP

Tratamentos naturais (que promoverão brilho natural, intenso e duradouro):

1) Sistema de Blindagem Pisoclean, conforme orientado neste manual.

Se seu revestimento é novo e ainda não foi tratado, ignore os procedimentos de remoção de ceras e resinas e siga conforme descrito acima.

Obs.: SOMENTE A APLICAÇÃO DE PEK VITRIFICANTE V-1 GARANTE A DURABILIDADE DO TRATAMENTO NATURAL EM GRANITINAS FABRICADAS.

MINHA GRANITINA É FABRICADA (revestimentos também conhecidos como Marcopiso):

As possibilidades de tratamento para estes materiais são as mesmas, ou seja, podem ser tratados artificialmente ou naturalmente.

Se o piso for lustrado de origem, aconselhamos que seja impermeabilizado com um dos nossos hidro/oleofuganates e depois tratado com Pek Eclipse. Este tratamento garantirá muito maior durabilidade ao brilho original.

Veja abaixo algumas fotos de granitinas tratadas naturalmente. Assista este vídeo para ver uma granitina tratada artificialmente com PSC Acabamento:

Ativo 1