Corian® é a marca de uma superfície sólida criada pela DuPont™.
É composto por polímero acrílico e TriHidrato de Alumina.
O Corian® pode ser termoformado por aquecimento a 150°C, permitindo inúmeras e únicas possibilidades de criação, em diversos formatos. É disponibilizado em diversas cores e texturas. O principal uso é como revestimento para conzinhas e banheiros, como bancadas, mesas, revestimento para paredes, entre outros.
Devido ao fato de ser um material sem porosidade, o Corian é aprovado para utilização em ambientes especializados, tais como laboratórios e hospitais. Pelo mesmo motivo, é um revestimento que dificilmente mancha por infiltrações, tornando-se, assim, uma excelente escolha para sua residência.
Já existem produtos de outras marcas (chinesas, em sua maioria), mas, como acontece com aparelhos de barbear, são também chamados pelo mesmo nome, equivocadamente ou propositadamente.
Tanto o fabricante quanto seus beneficiadores, como algumas marmorarias, apregoam métodos de limpeza e manutenção dos quais discordamos. Entendemos, pois foram elaborados para criar a ilusão de um material perfeito que dispensa qualquer tipo de cuidado. A realidade é um pouco diferente.
Todo material suja ou deixa de sujar por causa de dois fatores: Textura e porosidade.
Como o Corian® não possui porosidade, temos apenas sua textura como fator determinante.
Toda textura mais lisa retém menos sujeira do que as menos lisas. Portanto, todo Corian® polido e lustrado agarrará menos sujeira do que os foscos e texturizados.
Este material possui boa resistência à abrasão, mas, conforme já observado, mediante seu uso em cozinhas, principalmente, acaba arranhando e perdendo parte de seu brilho. Quando isso acontece ele passa a agarrar mais sujeira, pois sua textura ficou mais aderente. O uso de esponjas ou produtos abrasivos para a limpeza acaba tornando a superfície ainda mais tendenciosa ao encardimento, pois a cada limpeza ela fica mais áspera e fosca. O mesmo acontece com as peças rugosas, pois quanto mais forem friccionadas, mais serão ásperas.
Para facilitar sua compreensão, desenvolvemos este manual básico inspirado no manual que é disponibilizado pelo próprio fabricante.
É a nossa compreensão de como um Corian® ou similar deve ser tratado e mantido
Abaixo você tem acesso à tabela de resistências fornecida pela própria DuPont™.
O Corian® eventualmente pode manchar. O mais comum é que manche por ataque químico, mas também pode manchar por infiltração. No caso de infiltrações, consulte nossa seção ‘REMOVA TODAS’. Se a textura estiver corroída por ácidos, arranhada ou desgastada, deverá ser recuperada com Pek Powder.